Plenária Federal do COFECI em Porto Alegre

A última sessão plenária federal do Sistema COFECI-CRECI do ano , ocorreu na tarde desta sexta-feira (18/11) na sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do RS, em Porto Alegre, no Auditório Íris da Cunha Godoy. A reunião, coordenada pelo presidente do COFECI, João Teodoro da Silva, elencou as prioridades do sistema para o próximo ano e aprovou resoluções importantes para a categoria. João Teodoro destacou que o COFECI está entre os sete maiores conselhos do país. O presidente do CRECI-RS, e anfitrião, Márcio Bins Ely, foi convidado a participar da mesa e destacou as realizações e iniciativas da atual gestão.

A plenária foi aberta formalmente com a execução do Hino Nacional na voz da cantora gaúcha Shana Müller. Na sequência foram apresentadas as delegações das 26 regiões, formadas por conselheiros federais e presidentes.
Na reunião, foi aprovada por unanimidade, à Resolução que normatiza e padroniza procedimentos contábil, financeiro, patrimonial e orçamentário, conforme a legislação aplicável à espécie e determinações do Tribunal de Contas da União.  O planejamento anual consistirá num Plano de Ação no qual serão estabelecidos os objetivos, programas e metas definidos pela diretoria do Conselho para o ano seguinte. No próximo dia 1 de janeiro de 2023, vai iniciar a implementação sistemática e gradual  da Contabilidade de Custos nesse, que é o Órgão Superior da categoria e nos 25 Regionais que compõem o Sistema, considerando os objetivos organizacionais pretendidos, os processos decisórios que usarão as informações de custos segmentados por seus diferentes grupos de usuários, bem como os critérios de transparência.
Ainda foram tratados assuntos referentes ao planejamento para o ano de 2023, questões relativas a agenda legislativa para os próximos 4 anos e o fortalecimento da fiscalização e o combate ao exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.
 

Também participaram da mesa o 1º vice-presidente do COFECI, José Augusto Viana Neto, o 2º vice-presidente Marcelo Moura, o 1º diretor-secretário Rômulo Soares de Lima, o diretor 2º secretário Diego Henrique Gama, o diretor 1º Tesoureiro, Valdeci Yase Monteiro e o diretor 2º Tesoureiro, Vilmar Pinto da Silva.

+