Bem Vindo ao Site do CRECI/RS. Precisando de Ajuda? Clique Aqui!

Atendimento CRECI•RS


Evite os Golpes de Locação por Temporada


01/02/2021 14:01:10

Golpes de aluguel e compra e venda são bem comuns durante o veraneio. Interessados no aluguel ou na compra dos imóveis e afoitos por desfrutar os meses quentes no litoral, as pessoas são ludibriadas pelos golpistas e falsos corretores e passam por situações extremamente desagradáveis e com danos financeiros.
No Rio Grande do Sul, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RS) atua como órgão fiscalizador de corretores imobiliários, recebe e investiga os casos de golpes de aluguel ou exercício ilegal da profissão ao serem denunciados. Denúncias de golpes e fraudes em todos os municípios do Estado podem ser relatadas e encaminhadas pelo site www.creci-rs.gov.br. Outra precaução recomendada é fazer a consulta do nome do corretor de imóvel ou imobiliária também no site do CRECI-RS e conferir se o profissional é credenciado. Há dois anos atuando como delegada no CRECI-RS em Rio Grande, Rosane Barenho é proprietária de uma imobiliária, e acabou de ter o nome de sua empresa associado a um golpe de aluguel em sua cidade. O golpista usou uma foto de sua imobiliária para ter credibilidade e enganar a vítima, que negociou o imóvel diretamente pelo WhatsApp. A delegada Rosane ressaltou que este tipo de golpe tem sido bastante frequente. A estratégia mais comum é de achar as vítimas e oferecer os imóveis pelas redes sociais e sites, onde o contato “seria” diretamente com os proprietários dos imóveis. Para evitar tais incômodos, existem medidas que podem ser tomadas para evitar fraudes na hora de alugar ou comprar imóveis.
Um dos conselhos da delegada Rosane é não fazer negócios imobiliários pelas redes sociais e tampouco negociar com imobiliárias e pessoas físicas que não sejam credenciados ao CRECI-RS.

 

 

10 dicas para a locação por temporada:


1. Tenha cuidado com pessoas que ofertam imóveis nas vias públicas  Muitas vezes não possuem qualquer relação de compromisso com o cliente.

2. Escolha um corretor de imóveis/imobiliária devidamente habilitado(a) junto ao CRECI/RS:  É importante verificar se o corretor de imóveis e/ou imobiliária possuem número de registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Tal informação pode ser obtida no site www.creci-rs.gov.br ou com a Fiscalização do CRECI pelo telefone (51) 3103-9300.

3. Desconfie de preços muito abaixo do valor de mercado: pode ser indício de golpe ou algum problema na oferta imobiliária.

4. Suspeite se o houver pressa para que o depósito seja feito.

5. Estranhe se o anunciante não aceitar atender a ligações: é comum golpistas estarem dentro de presídios. 

6. Não efetuar nenhum pagamento antes da confirmação de existência do imóvel.

7. Preferencialmente, visite o imóvel antes de alugar.

8. Analise fotos recentes: se não for possível fazer a visita, o interessado deve solicitar ao corretor de imóveis fotos recentes e atualizadas. 

9. Contrato de locação é imprescindível: onde devem constar as datas de entrada e saída do inquilino, o valor a ser pago, a forma de pagamento, eventuais multas no caso de atraso, depredação ou desistência de uma das partes, o número de pessoas que vão se hospedar e a descrição dos utensílios, eletrodomésticos e eletrônicos à disposição do locatário. O documento deve ainda especificar quem ficará responsável pelo pagamento das contas durante o período de locação.

10. Avalie o imóvel na entrada: ao chegar ao imóvel, o locatário deve fazer uma inspeção para verificar se tudo esta de acordo com o designado em contrato. Caso haja algum dano, o fato deve ser prontamente informado ao locador.

 


Próxima notícia


Outras noticias



Acesso rápido