“Paixão pelo Rio Grande” em Capão da Canoa


11/02/2019 11:00:52

Na tarde da sexta-feira (8), na Câmara Municipal de Capão da Canoa, ocorreu a abertura oficial da exposição itinerante”Paixão pelo Rio Grande”, realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis – 3ª Região (CRECI-RS) por meio do Departamento de Tradições Gaúchas Corretores da Tradição. Em parceira com a Câmara Municipal de Porto Alegre a exposição é composta por 14 banners que apresentam um pouco da singular biografia e legado deixado pelo folclorista, compositor, radialista e pesquisador brasileiro que dedicou a vida ao estudo e formatação da identidade do gaúcho.

Capão da Canoa é o terceiro município onde o CRECI-RS expõe o material. A primeira exposição foi realizada em Porto Alegre, na sede do conselho, de onde seguiu para Tramandaí, com exposição na delegacia sub-regional do conselho. O projeto que visa compartilhar o trabalho e história de Paixão Côrtes, reverenciando e salientando a identidade cultural do gaúcho, será exposto em todas as sub-regiões do conselho no Rio Grande do Sul.

Em Capão da Canoa, a iniciativa já trouxe resultados positivos. Alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Luiz Claudio Magnante e Moacyr de Araújo Pires visitaram a exposição por meio das atividades que integram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido por policiais militares. Na ocasião, os visitantes foram recepcionados pela vereadora Lavina Dias de Souza, que é professora e presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Capão da Canoa, responsável pela cedência do espaço do legislativo onde o material pode ser visitado até o dia 15 de março.

A inauguração contou com a presença do presidente do CRECI-RS, Márcio Bins Ely, acompanhado pelo vice-presidente do conselho, Ederon Amaro Soares da Silva, o delegado do CRECI-RS na sub-região de Capão da Canoa, Fabricio Schacker, e o diretor adjunto de integração de delegacias em Porto Alegre, Amauri Fraga, o patrão do DTG – Corretores da Tradição, Luis Carlos da Matta, e membros da patronagem do DTG: Bianca Bergenthal (agregada das falas), Tânia Neda da Silva (2ª agregada das pilchas) e Nadir Silveira Dias (2º sotacapataz).

Também participaram do ato a presidente da Câmara de Vereadores de Capão da Canoa, professora Lavina Dias de Souza, os vereadores Santana do Gás e Flávio Lara, a diretora de cultura da 23ª Região Tradicionalista, Delurdes Costa, a 1ª prenda do CTG 20 de Setembro (Xangri-lá), Milena Felisberto, e Miracy Ribeiro que representou os deputado federal Nereu Crispim e o deputado estadual Ruy Irigaray.


Próxima notícia


Outras noticias



Acesso rápido