Bem Vindo ao Site do CRECI/RS. Precisando de Ajuda? Clique Aqui!

Atendimento CRECI•RS


Digitalização dos cartórios deve valer em breve


02/05/2016 14:05:27

Você já ouviu falar sobre a digitalização dos cartórios? Ela pode se tornar realidade já agora em maio e promete garantir mais facilidade e agilidade para os processos de compra e venda de imóveis, por exemplo. Quer entender melhor como isso vai funcionar?


O que é a digitalização dos cartórios?

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou um provimento onde estabeleceu que até junho de 2016 os cartórios deveriam estar atuando com um sistema de registro eletrônico de imóveis. No entanto, a expectativa é que a digitalização dos cartórios já esteja valendo a partir de maio. Com isso, em qualquer lugar do Brasil será possível consultar e solicitar documentos online em um único sistema.

Como vai funcionar?

A ideia é que os cartórios de registro de imóveis no país sejam integrados e digitalizados, podendo ser acessados em um sistema único de pesquisa em todo o país. E para ter acesso aos registros será bem simples, basta fazer um cadastro e, para alguns serviços, ter um certificado digital.

No novo sistema será possível, por exemplo, visualizar a matrícula de um imóvel online e em tempo real. Além disso, será possível pedir certidões digitais, que serão emitidas em até duas horas, e também fazer o monitoramento de matrículas e a pesquisa de bens em arquivos de cartórios. 

A digitalização dos cartórios e sua integração em um sistema único devem trazer muito mais agilidade para pesquisas e envio de informações, tanto para os próprios consumidores, quanto para a Justiça. A liberação de recursos de financiamento imobiliário também deve ser acelerada com o novo sistema.

É claro que toda essa praticidade terá um custo extra, uma espécie de taxa de conveniência, que será acrescentada ao valor do serviço e varia de acordo com o tipo de serviço. No estado de São Paulo, por exemplo, quem quiser visualizar a matrícula de um imóvel irá pagar R$ 2,28 de taxa e mais o preço normal do serviço.

Para garantir que o serviço seja realmente padronizado em todo país e sejam mantidos alguns requisitos de segurança, foi criada uma coordenação nacional que irá garantir padrões para serem seguidos nacionalmente.
Vantagens da digitalização dos cartórios para o mercado imobiliário

Quem já passou pela situação de tentar vender um imóvel que o proprietário não aceitava financiamento? É sempre mais difícil vender com essa condição, não é?! A alegação dos proprietários é que existe uma demora para receber, já que a liberação do financiamento demora. Mas com a digitalização dos cartórios esse cenário pode mudar, já que o processo deve ganhar agilidade.

Quer ter um exemplo de quanto tempo será ganho em uma transação? O período para analisar um contrato de compra e venda hoje leva até 30 dias, mas a promessa é que esse tempo caia para cinco dias.

FONTE: Site VivaReal


Próxima notícia


Outras noticias



Acesso rápido