Bem Vindo ao Site do CRECI/RS. Precisando de Ajuda? Clique Aqui!

Atendimento CRECI•RS


CRECI-RS participa de seminário sobre transparência e boas práticas


26/04/2016 15:04:53

Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio Grande do Sul participou nesta segunda (25), do seminário “Diálogo Público – Transparência e Boas Práticas nos Conselhos de Fiscalização Profissional”, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no auditório do Ministério Público do RS em Porto Alegre. A diretoria e colaboradores do CRECI-RS representaram a entidade no evento que é direcionado a conselhos federais e regionais de profissões regulamentadas no país.
A programação contou com a apresentação dos resultados e também das próximas ações referentes à auditoria realizada em 2015, que analisa o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº12.527/2011). Durante a abertura o ministro do TCU Weder de Oliveira, falou sobre a importância da aproximação do órgão de controle externo com os conselhos profissionais e destacou a importância da transparência pública assegurada pela LAI (Lei de Acesso à Informação) para a gestão pública.
Na parte da manhã o Secretário de Controle Externo, Guilherme Yadoya de Souza, fez um painel com a “Visão geral sobre os conselhos de profissão: orçamento, licitação, transparência”. Em seguida os auditores do órgão Fernando Simões dos Reis e Luciane Lucena apresentaram o Acórdão nº 96/2016, que é o documento que regula a transparência da gestão das entidades em cumprimento (Lei nº 12.527/2011).
O TCU também apresentou orientações aos Conselhos sobre relatórios de gestão. O último momento do evento foi reservado para sanar dúvidas sobre os temas tratados durante o Diálogo Público.
O presidente do CRECI-RS Márcio Bins Ely destacou que os técnicos do TCU fizeram uma elucidativa análise do Acórdão n.º 96 que a Autarquia deve formular para o Portal da Transparência. “Temos a clareza de que as orientações do TCU são de vital importância para uma gestão profícua onde o conselho possa dar o retorno desejado para a sociedade e a categoria”, relatou.
Participaram do evento representando o CRECI-RS o Presidente Márcio Bins Ely, o Vice-Presidente Armando Fontoura, o Diretor Tesoureiro José Luiz Guterres Filho, o Diretor 2.º Tesoureiro Adir Antônio Zöehler, o Superintendente Cláudio Roberto Da Silva, o consultor Jurídico Cristiano Prunes, o coordenador do Conselho Fiscal Luiz Carlos Mattos, o Supervisor de Controladoria Norberto Jacques Guimarães, o Supervisor Administrativo Wagner Ribeiro Daitx, e o Assessor Especial da Tesouraria Jair Manoel Martins.


Próxima notícia


Outras noticias



Acesso rápido